O Asas para o Mundo é um projeto de artes visuais onde são atendidos atende crianças e adolescentes de 5 a 18 anos em aulas semanais
com equipe especializada de arte-educadores.
No projeto, a Arte é usada como ferramenta de autoconhecimento, fortalecedora da identidade
e do potencial de criativo de cada um, espaço de transformação e liberdade.
Com sede na fábrica da FQM Farmoquímica no Jacaré, o projeto, que até 2020 era chamado de “EU SOU”, acontece em espaço
especialmente preparado para isso. Seu prédio conta com 3 ateliês, estoque, sala multiuso, copa, banheiros e escritório.
Em funcionamento desde 2006, o “Eu Sou” beneficiou mais de 2.700 alunos da comunidade, transformando muitas vidas, não
só das crianças, mas de suas famílias, além de atuar junto à comunidade escolar do bairro e arredores.
Em 2021 o projeto ganhou um novo nome – “ASAS PARA O MUNDO” e ampliou seu potencial de capacitação, agregando ao final
do curso uma etapa preparatória à inserção no mercado de trabalho em geral e mais especificamente ao seu programa de Jovem
Aprendiz. Desta forma, a iniciativa busca dar “asas”, para o aluno ultrapassar fronteiras e conquistar as oportunidades que
desejar em sua carreira.
Essa etapa conta com encontros com colaboradores voluntários da empresa, que trazem para os jovens conteúdos como ética no
trabalho, etiqueta coorporativa e informática básica, entre outros temas, além das aulas de artes consideradas fundamentais
para que esses jovens sigam em seu processo de amadurecimento e desenvolvimento pessoal.
Experimentação, imaginação e fantasia são a base dos nossos encontros, onde as brincadeiras de corpo e as histórias enriquecem as propostas plásticas.
Nessa fase, a autoestima e o autorreconhecimento são reforçados pelo aguçamento da criatividade e de um olhar transformador, trazidos com a valorização de soluções singulares para as propostas apresentadas.
Nesse período de dúvidas e descobertas, estimulamos o adolescente a ampliar seu repertório estético e seu olhar sobre o mundo, entrando em contato com sua singularidade mas também se reconhecendo como parte de um coletivo.
Turma que inaugura a entrada do jovem no Passaporte para o Futuro, preparando-o para a seleção e para a fase Primeiro Passo. Aqui, o trabalho com arte fortalece um olhar questionador, que busca soluções criativas, estimula o pensamento estruturado na elaboração de seus projetos pessoais, e proporciona um espaço de desenvolvimento pessoal.
A Formação em Arte-Educação (Formae Social) visa disseminar a arte-educação dentro e fora da comunidade, preparando professores e pessoas interessadas em educação e na prática artística para o trabalho com crianças em cursos, escolas, creches, entre outros. Trata-se de uma formação vivencial, composta de um programa que alia referencial teórico e prático, baseado no curso FORMAE de Hélio Rodrigues.
O curso é gratuito e se divide em 2 módulos, que podem ser cursados de forma independente – porém para obter o certificado o aluno deve cursar ambos os módulos, com o mínimo de 75% de presença em cada um, e ser aprovado no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
Introdução à Arte-Educação
O Papel do Arte-Educador
Os encontros são semanais, com duração de 1 hora e meia, e acontecem na plataforma Zoom. Os materiais de apoio e resultados de trabalhos são compartilhados através do Google Classroom. Os alunos inscritos precisam ter acesso à wifi e disponibilidade para comparecer aos encontros virtuais todas as 3ªs, das 17h às 18h30. As propostas plásticas serão explicadas nas aulas ou em vídeos gravados, e os resultados devem ser fotografados e enviados para o grupo. Público-alvo: professores, estudantes e profissionais da educação. Terão prioridade na inscrição moradores do Jacarezinho e arredores, e/ou professores que atuem nas escolas dessas áreas.
O Jovem Aprendiz na FQM Farmoquímica é o programa que estimula o primeiro emprego para jovens entre 16 e 24 anos.
Como diferencial frente à outros programas similares, o Primeiro Passo na FQM também frequenta aulas de artes semanais
dentro de seu horário de trabalho, oferecidas pela equipe de arte-educadores do Asas para o Mundo com um programa
especialmente criado para essa faixa etária e momento profissional.
As propostas plásticas têm o objetivo de usar a arte como instrumento de desenvolvimento pessoal e profissional, de forma a tornar a vivência na empresa mais fluida e criativa. Além disso, buscamos desenvolver aspectos como a capacidade de trabalho em grupo, a escuta para o outro, a mediação criativa de conflitos e a elaboração de projetos com soluções singulares.
Com a fábrica localizada próximo à comunidade do Jacarezinho, a FQM prioriza suas ações sociais voltadas
aos moradores da região. Desde 2006, o projeto ASAS PARA O MUNDO atua no fortalecimento da identidade de
crianças e adolescentes entre 5 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social.
A metodologia de Arte-Educação como ferramenta de transformação nas oficinas do projeto estimula a autoestima
e amplia a capacidade cognitiva beneficiando mais de 200 alunos e suas famílias anualmente.