Dicas
e notícias

Olheiras são inconvenientes, saiba como cuidar

As olheiras são motivo de incômodo para a maioria das pessoas, que, muitas vezes, desconhecem as suas causas, bem como os métodos para a sua prevenção e tratamento.

13. April 2018

Geralmente as olheiras surgem na forma de sulcos, bolsas, rugas e escurecimento na região dos olhos, o que confere um semblante cansado ao rosto.

Antes de tudo é importante falarmos sobre as causas da olheira, que podem ser variadas. Grande parte das pessoas que sofrem com elas estão predispostas geneticamente, porém também podem surgir devido a fatores como stress, má alimentação, falta de qualidade no sono, pele ressecada ou até mesmo alergias de pele e respiratórias, por exemplo, a rinite alérgica.

Entendendo as causas das indesejadas olheiras, listamos algumas medidas que podem ser tomadas para preveni-las:

  • Durma, no mínimo, 8 horas por dia (clique para ler o post que fala sobre hábitos noturnos de beleza).
  • Mantenha uma alimentação balanceada. Evite açúcares, priorize ingerir frutas e verduras, principalmente folhas bem verdes, que, por serem alimentos antioxidantes, ajudam a diminuir a inflamação nos olhos e no restante do corpo também.
  • Hidrate sempre a região dos olhos com hidratantes adequados ao seu tipo de pele (consulte um dermatologista).

Para alguns casos já citados acima não existe a possibilidade de prevenção, visto que são situações inerentes às medidas que poderiam ser tomadas. Porém todos os tipos de olheiras são tratáveis e podem ser amenizadas fazendo o uso de produtos tópicos como cremes e séruns.

Outros tratamentos mais intensos também podem ser feitos em casos de maior complexidade, como sulcos muito profundos, rugas e bolsas nos olhos. Consultar um dermatologista para entender o seu tipo de olheira é imprescindível aqui, para que o melhor tratamento seja indicado a você.

Para cuidar das olheiras com rugas e flacidez, por exemplo, existe a aplicação de laser de CO2 ou os peelings químicos, que renovam e estimulam o colágeno da pele. No caso das olheiras com sulcos profundos, pode-se fazer o preenchimento com ácido hialurônico. Já para o caso das olheiras com bolsas o melhor tratamento é feito cirurgicamente, sempre por um dermatologista.

Em qualquer dos casos você deve consultar o seu dermatologista, lembre-se disso e cuide-se bem sempre!