Dicas
e notícias

Conheça as funções da pele

A pele é um órgão que envolve o corpo, e é um dos maiores, atingindo cerca de 16% do peso corporal e exerce diversas funções, sem ela a sobrevivência seria impossível.

13. April 2018

As principais funções da pele são excretora, protetora, de relação, termorreguladora e metabólica. A função excretora é representada por secreções sebáceas e sudoríparas que tem o objetivo de excretar as toxinas e os resíduos do metabolismo. É por meio do suor que a pele excreta tais substâncias, uma vez que a maior parte do suor contém água e é nele que são eliminados sais minerais, ureia, ácido úrico e o colesterol.

A função protetora tem o objetivo de proteger o organismo do ser humano contra a penetração de substâncias indesejadas, impedindo que a epiderme absorva substâncias irritantes. Além disso, protege os órgãos internos contra traumatismos, por conta da textura e composição da pele, uma vez que esta é bastante resistente, densa e elástica, onde ela é capaz de permitir que a água penetre lentamente por meio da epiderme evitando, assim, a desidratação.

Além desses fatores, há um que é de extrema importância, a proteção contra as radiações solares, ou seja, contra os raios ultravioletas. Este procedimento se dá, pois a camada córnea tem uma barreira contra as agressões químicas e também, uma proteção natural contra esses tipos de raios.

A terceira função básica da pele é a função de relação, onde as estimulações nervosas admitem captar o que você sente no ambiente em que está inserido, de imediato. Essa captação de sensações são dores, tato, pressão, entre outras, é dada a partir de receptores sensoriais que são transmitidos ao sistema nervoso central, fazendo com que você sinta e perceba a sensação do momento.

A função termorreguladora é uma série de mecanismos que permitem estabilizar a temperatura do corpo, ou seja, assegura a luta contra o calor ou contra o frio. Se a temperatura do corpo diminui é porque houve uma vasoconstrição que ativa os mecanismos de termogênese que gera calor. Se a temperatura aumenta, há uma vasodilatação que ativa o suor.

E por fim, a última função da pele é a metabólica, nesta função têm-se duas características: a síntese de vitamina D, uma vez que tal vitamina é muito importante para que a absorção do cálcio seja feita por meio da alimentação. E o reservatório energético, onde a hipoderme tem a principal reserva de energia do organismo.

Assim, cuidado com o que se usa na sua pele! Esse cuidado deve ser maior na criança e no idoso, pois a pele deles é mais fina e tem maior capacidade de absorção.


Leia também

Conheça os tipos de pele

13. April 2018

Cada pele deve ser tratada conforme o seu tipo. Para entender isso você deve sempre consultar o seu Dermatologista, mas vamos dar algumas dicas aqui

Cuidados com a pele com tendência a acne

13. April 2018

Um dos fatores que mais levam as pessoas a um consultório dermatológico é a queixa da acne. Como sempre indicamos, a prevenção é a melhor forma de lidar com esse e outros problemas relacionados à pele. Então separamos algumas dicas de cuidados diários sim